10/07/2016

O Que Fazer Depois da PICADA de PEIXE-ARANHA?





COMO PROCEDER EM CASO DE PICADA DE PEIXE-ARANHA?


Para todos os banhistas/surfistas que nesta altura do ano usam e abusam da praia, tenham atenção, pois populam na nossa Costa muitos Peixes-aranha (Echiictys vipera ou Trachinus vipera),
e as dores provocadas por estes, são terríveis. O Verão é a altura do ano em que se verifica maior número destas ocorrências.


Peixe-aranha é uma designação genérica para várias espécies de peixes artilhados com as mesmas "armas" de defesa pessoal, que vitimam (principalmente) os pés de muitas pessoas que fazem das águas da praia, seu local de lazer. E quase todas as espécies, principalmente na Costa Portuguesa, habitam o leito oceânico, correndo o risco de serem pisadas.


Independentemente dos remédios caseiros que tenham ouvido falar para aliviar os efeitos do veneno deste peixe, segundo o Dr. Ivo Brochado (Podologias), especialista do pé, aqui fica o procedimento ideal após uma picada deste animal... 

Os primeiros socorros consistem em primeiro lugar espremer/drenar o máximo possível de veneno até sair sangue e depois na aplicação local de calor já que a toxina libertada pelo peixe é termolábil, isto é, degrada-se devido ao calor e perde efeito.
Por isso, se possível, o membro afetado deve ser submerso em água tão quente quanto se possa suportar durante cerca de 30 minutos, tendo sempre o cuidado de não provocar queimadura. Se isto não for possível, deve-se improvisar, por exemplo, aproximando um cigarro da zona afetada à menor distância possível, na maior parte das vezes, os efeitos benéficos do calor fazem-se sentir rapidamente.
Finalmente uma utilização decente para cigarros.

Esta acção deve acontecer na primeira meia hora (primeiros 30 minutos) após a picada. Caso isso não aconteça e se os sintomas não passarem com o calor, deve-se recorrer ao serviço de saúde (hospital) para que a pessoa picada seja tratada e medicada. Mas  normalmente, o calor acaba por surtir efeito. 

Outra coisa a fazer na altura, mesmo parecendo impossível, é caminhar com alguma pressão sobre a zona picada na areia quente. 
Também é possível, embora seja raro, ficar na ferida um resto do espículo (espeto/aguilhão) do peixe e se for este o caso, deve ser retirado. Caso contrário, não há necessidade de abrir a ferida, esta deve ser apenas lavada e desinfectada.

Da mesma forma, se ocorrer algum dos sintomas abaixo mencionados, a pessoa deve ser de imediato conduzida a um hospital:
- Tonturas e sensação de desmaio;
- Vertigens;
- Náuseas; (enjoos)
- Febre; (anormal aumento de temperatura)
- Vómitos;
- Dores de cabeça;
- Contraturas musculares generalizadas;
- Sudorese; (suar excessivamente)
- Dor inguinal; 
- Convulsões;
- Dificuldade em respirar;
- Alteração da coloração e temperatura do membro afetado.

Visto que é o calor que ajuda a aliviar ou a resolver o veneno do Peixe-aranha, é óbvio que a pior coisa que se pode fazer é usar líquidos frios, gelo, ou até o spray "congelante/anestesiante" (Cloreto de Etilo) que baixa a temperatura da área onde é aplicado, diminuindo a acção dos nervos sensitivos, e por isso é que as dores diminuem/desaparecem. Claro que isto é uma solução temporária, porque a toxina mantém-se restrita ao local afectado.
Porque a temperatura baixa, dá-se a vasoconstrição das canalizações sanguíneas, o veneno deixa de actuar com a mesma intensidade até que a temperatura volte a subir. Quando o efeito do frio passa, uma vez que a temperatura aumenta, o sangue volta a circular mais facilmente devido á vasodilatação, e o veneno espalha-se por todo o membro superior/inferior, alastrando o quadro clínico de dor.

Fica aqui a forma de actuar em caso de picada do Peixe-aranha, e o conselho de levar para a praia uma garrafa/garrafão com água para aquecer ao sol ou água quente dentro de uma garrafa-térmica, para o caso de qualquer eventualidade. 
Esperemos que nunca seja útil a nós! ^_^)

Boas férias e boa praia a todos!

Migueruta






Adaptação: Migueruta,
Fonte Original : Pesqueiro.pt

1 comentário:

  1. Passados quase 3 meses ainda me doi na zona onde fui picado por um peixe aranha.... Alguém sabe se isto é normal?

    ResponderEliminar